"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É tempo de travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Fernando Pessoa







Não sou novela..... mas pode me acompanhar.

quarta-feira, abril 25, 2007

Alguém aí sabia disto?



Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP (campus de São José do RioPreto), durante a pesquisa da sua dissertação de mestrado, descobriu que a borra de café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes Aegypti

O processo é extremamente simples: o mosquito pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias, etc.A borra de café, que é produzida todos os dias em praticamente todas as casas tem custo zero.
O único trabalho é o de colocá-la nas plantas, inclusive sendo jogada sobre o solo do jardim e quintal.Os especialistas em saúde pública, entre eles médicos sanitaristas, estão saudando a descoberta de Alessandra, uma vez que, além da ameaça da Dengue 3, possível de acontecer devido às fortes enxurradas de final de ano, surge outra ameaça, proveniente do exterior: a da Dengue tipo 4.Conforme explica a bióloga, 500 microgramas de cafeína da borra de café por mililitro de água bloqueia o desenvolvimento da larva no segundo de seus quatro estágios e reduz o tempo de vida dos mosquitos adultos.Em seu estudo ela demonstrou que a cafeína da borra de café altera as enzimas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais como o metabolismo hormonal e da reprodução, podendo ser essa a causa dos efeitos verificados sobre a larva e o inseto adulto.A solução com cafeína pode ser feita com duas colheres de sopa de borra de café para cada meio copo de água, o que facilita o uso pela população de baixa renda e pode ser aplicada em pratos que ficam sob vasos com plantas, dentro de bromélias e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas.O mosquito se desenvolve até mesmo na película fina de água que às vezes se forma sobre a terra endurecida dos jardins e hortas, também na água dos ralos e de outros recipientes com água parada (pneus, garrafas, latas, caixas d'água etc.)."A borra não precisa ser diluída em água para ser usada", diz a bióloga. Pode ser colocada diretamente nos recipientes, já que a água que escorre depois de regar as plantas vai diluí-la.Ou seja: ela recomenda que a borra de café passe a ser usada, também, como um adubo ecologicamente correto.Atualmente, o método mais usado no combate ao Aedes aegypti é o da aspersão dos inseticidas organofosforados, altamente tóxicos para homens, animais e plantas.





Recebi esta mensagem por e-mail e como ando quase sem tempo de atualizar este bloguinho, resolvi colocar esta notícia aqui e dividir com quem passa por aqui. Não sei se eu estou atrasada na notícia, mas nunca tinha ouvido falar antes sobre a borra do café no combate à dengue, mas andei pesquisando na internet e vi que tem algumas notícias referentes a este assunto com data de 2002. Por que será que esta maneira tão econômica não foi divulgada? Onde é que eu estava que não sabia disso? Alguém aí já tinha ouvido falar? Me corrijam se eu estiver errada, mas alguém tem interesse em combater os mosquitinhos com algum inseticida que além de caro, deve fazer mal à saúde.










7 comentários:

Anônimo disse...

Oiii... espero que esteja tudo bem com você sumida... rs. sei não viu, acho que isso é mais uma daquelas mensagens sobre trote, até mesmo quem iria se dar ao trabalho d epor borra de café enquanto se pode colocar areia...? rs

Esperança disse...

Amiga lembrei que minha mãe colocava pó de café nos bebedouros das aves, para não pegar viroses e não pegava,incrivel,ainda bem que gosto muito de café,rs
bjs e boa semana

TARCIO OLIVEIRA disse...

Interessante a notícia. Será verdade? Há tanta informação falsa na internet.
-
a verdade é que aqui no sertão a dengue voltou com toda força. Emalgumas cidades já é epidemia.
-
Abraço do Pajeú!

Rosamaria disse...

Eu nunca soube disso, Lu. Acho que se funcionasse teria sido mais divulgado. Ou seriam interesses econômicos?

Telejornalismo Fabico disse...

*



eu tenho uma vaga lembrança desse informação na memória, mas como disse o cumpradre pajeu, não recordo se foi algo sério ou mais um mito da internet.




*

Lu disse...

Pessoal, eu pesquisei na internet e parece que é realmente verídica esta mensagem. Quem quiser, visite estes lincks abaixo que tem mais sobre este assunto.

http://www.infoguerra.com.br/infonews/viewnews.cgi?newsid1016593200,18509,

http://www.apromac.org.br/dengue.htm

http://www.universia.com.br/html/noticia/noticia_dentrodocampus_efgj.html

Anônimo disse...

eu achei uma barbaridade... onde já se viu botar café nos vasos das flores?? que coisa porca... hahahah... não vai dar mosquito mas vai encher de barata