"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É tempo de travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Fernando Pessoa







Não sou novela..... mas pode me acompanhar.

segunda-feira, julho 26, 2010

Vó Alverinda e Vó Elvira


Hoje, mesmo que a minha familia seja grande e que nela haja muitas "vovós" (e eu sou uma delas), dedico este post inteiramente às minhas duas avós queridas, que já se foram e não estão mais aqui conosco partilhando de nossas vidas.
Com elas, vivi minha infância e adolescência, aprendi muito: ser honesta, ter capricho em tudo que se faz, ser gentil, aprendi a fazer arroz (não esqueço da imagem de minha avó sentada na cozinha se abanando com o leque pela falta de ar e me ensinando como fazer o arroz), a gostar de tomar banho TODOS os dias (quem já não foi criança e de vez em quando brigava pra não ir pro banho?).
Sinto muita saudade das duas, apesar dos anos se passarem, e de todo mundo dizer que só o tempo ameniza a falta que temos das pessoas que perdemos.....
Concordo que até ameniza, mas não diminui, principalmente quando já estamos adultos, temos filhos e até netos e sentimos aquela necessidade de deitar e de pôr a cabeça num colinho de vó.... como era bom..... que saudade das minhas véias
saudade da comidinha, do feijãozinho temperado só com sal e azeite (e que não tinha igual), do "troquinho" que eu ganhava que elas sempre tinham separado pra mim quando me viam, saudade de fazer as unhas da minha vó Elvira, que sempre sempre foi muito vaidosa, saudade de dizer pra minha vó Alverinda não usar uma roupa em cima da outra, sem a menor cerimônia (ela não era nada vaidosa), saudade de brincar de espada com um cabo de vassoura com ela no corredor de casa.....
Saudades, saudades..... e ótimas lembranças - que o tempo ameniza, mas que nunca acaba e nem diminui!

Um beijo a todas as vovós pelo seu dia!

2 comentários:

T. Antunes disse...

Parabéns, Lu! Tu és uma grande colega de trabalho, sei também que és uma grande mãe, então é claro que deves ser também uma grande avó! Abração Thiago

Rosamaria disse...

Lu, embora faça muuuuito tempo que perdi minha vó, seguido penso nela, principalmente quando estou na cozinha, tenho uma idéia maluca e tenho a certeza que é ela que está me curucando.
Tu será uma avó bem assim como as tuas: maravilhosa.
Bjim, cosquirídia.