"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É tempo de travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Fernando Pessoa







Não sou novela..... mas pode me acompanhar.

quinta-feira, setembro 27, 2007

Minha flor!



Bom, já contei a história dela aqui, ano passado. De como ela veio pra nós. Amanhã, dia 28 de setembro, minha flor estará completando nove anos.

Hoje, dia 27, ela disse que ganhou um presente de aniversário especial: vai apresentar uma peça de teatro no colégio, onde a maior parte das falas é dela. O autor do livro estará no colégio autografando o livro e assistindo as apresentações que os alunos prepararam pra ele.

Há dias ela ensaia, lê, repete insistentemente as falas. Isso tudo reivindicando minha atenção, da avó e do pai. Faz a voz parecer a de um menino, cheia de entonação. Hoje então, ela estava completamente tranquila quanto ao texto, dizendo que sabia todo ele sem olhar pro papel.

Apesar dela ser muito falante (e como!!) e ter dom pra interpretar, diz que quer ser veterinária como a maioria das crianças que adoram bichos.

Ainda continuo sendo surpreendida a cada dia que passa com suas perguntas, questionamentos sobre tudo que vê e ouve. Não aceita um simples sim ou não. Quer sempre uma resposta completa com todos os "por ques" explicados. E mesmo sendo tão esperta, ainda continua ingênua. Enquanto as colegas falam em namorados e já tem até orkut, ela quer mesmo é estudar, ler muitos livros e ver desenhos que estimulam o aprendizado. Já teve sua fase de "rebeldes", mas já passou. Hoje em dia gosta de MPB e rock. Adora "Whos is the girl" da Madona, e se delicia com as histórias de Carlos Urbim, Luis Fernando Veríssimo e muiotos outros escritores que compõem a nossa pequena biblioteca.

É completamente desorganizada e bagunceira, além de eletricamente elétrica. Só desliga na hora que dorme e quando acorda já está com as energias complemente recarregadas.

Há mais ou menos um mês, ela descobriu o MSN, então, agora tá completamente fissurada e adivinha com quem ela conversa? com meus amigos(as) é claro. Tem as amiguinhas também, mas bate altos papos com o pessoal da velha guarda.

Esta pequena grande pessoinha chamada Camile, é a minha florzinha de pimenta que arde em nosso jardim lá em casa.

Felicidades amor da mami. Te amo muito e pra sempre!

segunda-feira, setembro 24, 2007

Hã? Sim, ainda sou Luisa, com S.

Então num belo dia, quando tu acordas, sem mais nem menos, sem se quer um prévio aviso aos navegantes, o que se chamava de winchester ontem, mudou de nome. Agora se chama HD.
Tudo bem, sei que isto faz algum tempo que mudou, mas é tudo tão rápido e tão freqüente que não damos mais importância, simplesmente nos adaptamos. Mas alguém aí sabe por quê? Quem dá as ordens pra que tudo um dia mude de nome?
É culpa de quem? do famoso “marquetingui”? É mais bonitinho dizer, HD que winchester?
É mais chique dizer luminária ao invés de abajur? Sim, hoje em dia tudo é luminária. Esqueçam os lustres, agora só são lembrados e ditos quando realmente brilham: “aquele móvel tá bem limpo, ficou um lustre”
Outrora ficavam a reluzir suas luzes lá no teto. Foram apagados. Substituídos pelas luminárias que com certeza, também terão um tempo hábil de uso, e que em breve será substituído por outro nome qualquer.
Temos que estar sempre nos reciclando, pensando em não “dar um fora” ao dizer: “Filha, liga o laptop”! E receber uma resposta assim: O que? Como assim? Mãnhê, isto se chama Notebook...... dããããã!!!
É, quem já não passou por isso? Lá em casa a gurizada dá risada de mim quando me refiro a certas coisas que em meu tempo de guria - não tão distante - tinham outro nome, e claro, eles nem sequer sabem do que estou falando.
Bons tempos aqueles em que a mãe te mandava no “armazém” e tu vestia uma calça de “brim coringa” pra comprar um “pão de quarto” ou um “pão de meio”. Agora, o pão virou “cacetinho”. Pois é né, o “cacetinho” pegou mesmo e nunca mais mudou de nome. Ta certo, mesmo o gaúcho sendo cabra macho sim senhor, se afeiçoou a este nome tão peculiar.
E a fila anda, ou melhor, muda. As pessoas mudam de nome, as praças, restaurantes, as doenças, enfim, tudo muda. Então, que tal mudar o nome do país? Até que não é má idéia. Poderia ser ao invés de Brasil, que veio do Pau Brasil, ser chamado só de Pau.
Feio? Até pode ser, mas que ia combinar com tanta coisa atual, isso ia.
Só te cuida pra não te perder na rua, pois quando tu voltar pra casa ela pode ter mudado de nome e tu não achar mais ela no lugar, que pode ter mudado também.
E viva a evolução da espécie humana!

domingo, setembro 23, 2007

A Prima tá chegando!


Sol de Primavera (Beto Guedes e Ronaldo Bastos)
Quando entrar setembro
E a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão
Onde a gente plantou
Juntos outra vezJá sonhamos juntos
Semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz
No que falta sonhar
Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar
Uma nova canção
Que venha nos trazer
Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor
Só nos resta aprender
Já choramos muito
Muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar
Uma nova canção
Que venha trazer
Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor
Só nos resta aprender
Roubei a letra lá do blog da Maristela, pois quando ela tá chegando, a Prima, é a primeira música que me vem à cabeça.
Mas..........alguém aí tem o e-mail do São Pedro pra avisar pra ele que já pode parar de chover e deixar a Primavera chegar com um solzinho?

terça-feira, setembro 18, 2007

sexta-feira, setembro 14, 2007

CAÇADAS E CASSAÇÕES


Surpreendi minha avó, engolfada no aluvião das últimas notícias, explicando ao bisneto que não se conseguiu cassar um tal Renan.
Com os olhos fincados nos beiços da velha o menino, maravilhado, entre palavras e perdigotos, bebia de sua sabedoria.
Eram homens e mulheres, dizia ela, milhares deles; talvez milhões, tentando cassar o bicho.
Há meses as televisões trazem sua silhueta acuada. Emissoras de rádio reverberam urros de açoitarem os ouvidos. Nos jornais, entre lágrimas e suores, estampa-se a fotografia da fera todos os dias.
Escondido nas matas do planalto central, sob a proteção de seu bando, o procurado segue ileso. Esfarrapado, trôpego, semi-entregue, porém intacto.
- Bisa, ele não tinha olhos?
- Eram duas brasas. De chamuscarem a quem ele resolvesse dirigir o olhar.
À meia luz, no sofá da sala, joelhos encolhidos à altura do queixo, dedinhos das mãos entrelaçados a apertarem o peito nu, meu menino mais velho continha-se, com os dentes apertados, entre um e outro calafrio que a horrenda história inspirava.
- E pêlos?
- Em quase todo o corpo, menos na cabeça.
De repente, cercam o bicho. Em pouco tempo tudo estará terminado. Milhões prendem a respiração. Um êxtase coletivo.
- Bum!
- Caçaram ele?
- Não cassaram, menino... não cassaram...
- Esse barulho não foi de tiro? Eles erraram?
- Erraram. Erraram bastante. Erraram tanto que não sabem o estrago que fizeram.
- Eles não tinham espingarda?
-Que espingarda, moleque! A bisavó está falando da cassação do senador.
- Que bicho é esse?
- Nenhum. Ele não é bicho. Bicho não mente. Bicho é coerente. Bicho não trapaceia. Bicho é honesto. Este, com certeza absoluta, não era um bicho.
- Que história chata! Não entendi nada... Bença, pai!
- Deus te abençoe, filho.
E abençoe também os milhões de inocentes que sofrerão muito, porque uns poucos tíbios, por covardia e conveniência, preferiram deixar as coisas como sempre estiveram.
Nota: Este Recado, desde há anos, é tão somente um espaço para crônicas ambientais. Mas, hoje, não resisti. Não sou de plástico.
Bença!
Nº 120 - Paraná, 14 de Setembro de 2007

terça-feira, setembro 11, 2007

Sedução





















De repente num belo domingo ensolarado, passarinhos cantando lá fora e tu acorda com um troço correndo por baixo das cobertas.
Dou pulo da cama e lá está ela: sim, uma senhora formiga.
Tudo, bem! Sei que o tamanho faz muita diferença, mas tu ta meio dormindo e sente que algo “estranho” está caminhando nas tuas pernas, dá um treco. Há dá sim.
As formigas existem há cerca de cem milhões de anos, são pequenas e estão por TODA parte. São insetos totalmente sociais ou eusociais. Mas o pior disto tudo é que a sociedade lá em casa cresce a cada minúsculo segundo de tempo. A cada ano que passa, parece que a tribo aumentou trilhões de vezes, e nós, moradores e donos da nossa casa, nos sentimos como invasores, pois elas tomam conta do espaço, nos ganham em maioria. Avassaladora.
Bom, mal a primavera está dando sinais de vida, com seu calor aquecedor e suas flores e frutas maravilhosas, elas já estão lá de prontidão. Aos milhares. Trabalhando feito loucas.
Quer saber onde fica Paraíso das formigas? lá em casa
Lugar no mundo onde mais existem formigas? lá em casa
Formigas fazendo acrobacia no arame das roupas? lá em casa
Formigas no computador? lá em casa
Formigas no açúcar? Não, lá em casa não. Troquei o açucareiro pelo saleiro. Elas não sabem ler, então, não acharam ainda.
Aí me pergunto: o que é melhor? O frio, ou formigas.
Prefiro as formigas, mesmo que estejam tentando me seduzir em plena manhã de domingo.
Bah, dá uma disposição pra começar o dia!

segunda-feira, setembro 10, 2007

Combustível!


É,
e depois de um feriadinho maravilhoso deste, tem que ter combustível pra começar uma semana loooonga!

Vamo que vamo!!

quarta-feira, setembro 05, 2007

Hóspede de findi!







Neste findi tivemos um hóspede. Um amigo precisou viajar e como não tinha com quem deixar o filho, deixou lá em casa.
Um guri bem comportado. Solta um pouco de pêlo, faz um cocô pra lá de fedido, mas é muito mimoso. Vejam as fotos!!!

Só tem um probleminha: tenho meeeedo de gato.

Quem gostou da visita foi a Camile, que é cachorreira, gateira, enfim, ama todos os bichos em geral. Passou o tempo todo em volta do “bolota”.
A outra foto é dele deitado nas minhas pernas, por cima das cobertas. É o máximo que deixei ele se aproximar de mim. O guri além de tudo, é inteligente. Respeitou meu limite só de ver meu olhar de medo pra ele.

Deixe que digam, que falem, deixa isto pra lá!!!!

Sei lá, entende????