"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É tempo de travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Fernando Pessoa







Não sou novela..... mas pode me acompanhar.

quinta-feira, junho 16, 2011

Grazi: por Lu Dutra




Querida amiga Grazi.
Hoje estás de aniversário. E começo por ti este tipo de post em homenagem às pessoas de quem gosto, dos amigos.
Vamos lá:

Conheci a Grazi (para os amigos) e Ziana (para a família) em 2005, quando comecei a trabalhar na EA. Ela já era velha conhecida da UFRGS, afinal estava acabando de se formar em Relações Públicas.
Lembro ainda que alguém me disse que viria uma moça fazer entrevista para trabalhar na comunicação e se chamava Graziana.
Sim, um nome diferente, e que muitas vezes é confundido, com Graziela, Graziele, mas não se enganem, é Graziana.
Este nome que foi dado pelo pai dela, em homenagem a um jogador de futebol (parece que da Itália, não recordo, mas quem quiser pode jogar no google e a resposta vai aparecer).
Quando começamos a trabalhar juntas, não no mesmo setor, mas no mesmo espaço físico, quase não nos falávamos (eu inclusive, achava ela meio antipática) mas em seguida fizemos amizade pois como disse antes, ela já era "da casa" e tinha muitas amizades, o que facilitou na nossa proximidade e consequente amizade.
Começamos a sair pra almoçar juntas, e batíamos longos papos no pátio da EA, embaixo das árvores.
A Grazi é pra mim, uma das grandes conquistas em amizades na minha vida. Ela é uma pessoa doce, tranquila, de ótimo caráter, estudiosa e muito, muito profissional.
Sempre admirei o profissionalismo desta guria, o que com certeza se deve muito à educação que ela recebeu dos pais, os quais, tive o prazer de conhecê-los no casamento dela.
Lembro que sempre dizia a ela: “Grazi, quando eu crescer quero ser que nem tu, ou eu quero que minha filha seja parecida contigo.”
Esta guria estudou, passou no vestibular da UFRGS, se formou com "glamour" (sim, o glamour está em estudar, colar fórmulas nas paredes, estudar, estudar e... estudar até passar num dos vestibulares mais concorridos do RS, o da UFRGS).
Neste tempo em que convivemos juntas no trabalho, vi a Grazi muitas vezes organizando muitos programas e eventos tanto de trabalho (que ela faz como ninguém) como da familia também.
Ela organizou uma festa de aniversário surpresa para a mãe dela, sem que ela desconfiasse, isso que a mãe dela trabalha em casa, portanto, a Grazi teve que rebolar pra tudo sair perfeito, e claro que saiu.
Quem a conhece, gosta dela de cara, porque ela é uma guria muito querida, profissional ao extremo, chegando muitas vezes a fazer o que não lhe compete, mas que ela, como profissional de caráter, não pode deixar pra trás e dizer não.
Ha, estes é um dos defeitos da minha querida amiga: não sabe dizer não. Até me vem a imagem dela respondendo quando pedem algo a mais pra ela: "pois é"... um pois é compriiiiido, quase um sim. E claro, ela diz sim. Mesmo que isto a prejudique, que a faça sofrer, que a faça ficar estressada e que muitas vezes a faça chorar...... o que não precisa muito, pois ela mal sorri e já cai uma lágrima do olho. Sim, ela é daquelas que ri e chora, mas é tão intenso que quem não a conhece acha meio estranho.
Mas ela é normal viu? Uma normal que não gosta de arroz. Pode? Quem não gosta de arroz? A Graziana é claro. Uma vez ela dormiu lá em casa e tivemos que incluir outras opções no cardápio porque dona Graziana não come arroz. Mas deu tudo certo, e tinha arroz (eu gosto de arroz, e muiiiito).
Ela diz que desde pequena não consegue comer arroz e que a mãe dela muitas vezes tentava empurrar guela abaixo – aquelas coisas de mãe, que insistem em empurrar comida nos filhos, pois acham que eles vão ficar doentes se não comerem – eu também fui assim um dia – e ela ficava com os grãozinhos de arroz na boca enrolando de um lado pro outro (eu quase visualizo isto) e não conseguia engolir.
Eu fico imaginando a minha amiga fazendo isso e não podendo dizer: "Mãe, não quero." Não esqueçam, é difícil pra ela dizer não. Tadinha da minha amiga..... hehehehehe
Mas pra compensar os nãos que ela não sabe dizer, ela corre atrás de tudo aquilo que ela quer, ha, e isto ela faz muito bem.
Conheceu o amor da vida dela assim, pela internet. Muitos não acreditavam neste amor, neste namoro, pois o guri (agora já é guri) é lá do Rio. Morava com a mãe, meio parecido com ela. Aquele tipo de filho que está sempre ajudando a familia. Mas ela bateu pé e disse: EU QUERO! É MEU. Foram idas e vindas dela e dele POA/RJ/POA até que na última ela disse: vou trazer ele pra cá. E trouxe. Mas não foi assim, só no papo, ela já tinha tudo planejado e organizado (ai que meda!!!!!) pois até a casa ela já tinha comprado pros dois. E acreditem, ela estava desempregada, fazendo uns bicos de "freelancer" com um amigo, fazendo blogs e páginas na internet com alguns clientes, ou seja, ela foi lá no banco e conseguiu financiar a casa e adivinhem? Conseguiu trazer o Joelson aqui pros pampas, e claro, casou com ele. Agora ele já é “cariucho” (mistura de carioca com gaúcho), até já está acostumado com o frio (quem não gosta de sentir frio e se aquecer em baixo das cobertas.... a dois?) Esperta esta guria, não dá ponto sem nó. Mas, há guria de fibra esta.
Viu? Como eu disse, quando eu crescer, quero ser que nem ela (tudo bem, tenho idade pra ser mãe dela, mas isto é só um detalhe).
Realmente me orgulho de ter uma amiga assim. É companheira, sabe sempre acolher os amigos e dar uma força quando precisam.
Hoje ela está de aniver. Está fazendo 30 aninhos (bem vinda à turma das Balzaquianas..... hehehehehe), mas sempre teve muita maturidade e responsabilidade aquém da idade.
Mas enfim, esta é minha amiga querida Graziana....... Grazi pros amigos, e que devem ser muitos, com certeza.

Parabéns minha querida! Felicidades, paz, amor, saúde e $$$$ hoje e sempre!

8 comentários:

Ana disse...

Ahhh! Que linda homenagem!!
Me emocionei!!
Beijo enorme, para as duas!!

Joelson Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Graziana Fraga dos Santos disse...

Luisaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Adorei, chorei, tanto de rir quanto de chorar...uheueeuhe Você é um amor mesmo! Muito obrigada amiga querida!!! Também é uma honra ter uma amiga tão querida como você! Uma pessoa muito especial, só vc mesmo pra escrever este texto lindooooooooooooooooo!!!!!!!

Obrigada! beijos

Gabriela Pinheiro disse...

Que lindo Lu! Teus textos são maravilhosos e conseguiu retratar tão bem a nossa Grazi!! :)

Rosamaria disse...

Lindo, Lu!
Parabéns pra Grazi aqui também.
Bjim pras duas.

JKM disse...

A Grazi merece mesmo essa homeganem! Ela é uma pessoa muito especial!!!

Bjos e feliz niver p/ Grazi!

Belas palavras Lu!

Sâmea Guedes disse...

Muito legal esse texto, lindo...
Realmente descreve bem a Grazi, rsrs...
Fantástico, parabéns...

Ana disse...

Tem selinho pra ti no Roccana.
Beijão!