"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É tempo de travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Fernando Pessoa







Não sou novela..... mas pode me acompanhar.

sexta-feira, maio 25, 2007

Anemia falciforme: correndo, crochetando e superando!



Então o telefone toca e me outro filho do outro lado da linha diz: “Mãe, to aqui no hospital com o mano”.
Sabe aquele aperto na boca do estômago? Esta sensação que temos de quando somos surpreendidos, de quando recebemos uma notícia boa ou ruim? Pois é, não muda nunca. Há 25 anos sinto a mesma coisa toda vez que isto acontece.
Aí visto minha carapuça de super mãe e saio voando as tranças pro hospital.
Tá. Lá estava eu de novo naquele mesmo hospital, naquela mesma emergência. Também naquele mesmo banco. Talvez não seja o mesmo, mas continuam duros e desconfortáveis como antigamente.
Meu filho, com crise da anemia novamente. Sempre acho e digo pra todo mundo que isto faz parte da minha vida, que já estou acostumada com esta correria, mas confesso: não estou não.
Fazia muito tempo desde a última crise. Isto é bom sinal, porque antigamente era uma atrás da outra, agora, já não tenho idéia da última, mas acho que faz mais de um ano. Ótimo.
Ótimo enquanto ele tem o remédio pra tomar. Porque quando falta este santo remedinho........ temos que nos preparar.
Preparar pra tudo, pras crises, pra ansiedade, pra espera. Espera na fila do ambulatório, espera no atendimento do SUS, espera que a crise passe o mais rápido possível e que não seja tão forte.
Forte. Finjo, acho que sou. Até acho que sou mesmo, dentro da minha concepção, sei lá.
Antigamente quando tínhamos plano de saúde, toda esta correria parecia ser mais leve (eu tento imaginar assim, mas acho que me engano). Mas agora que estamos novamente dependo do atendimento do SUS, tudo parece pior.
Começo a fingir: tento ver pelo lado bom da coisa, pois conheço muita gente no hospital que trabalhei durante longos anos, fiz ótimas amizades que me socorrem e então......... vai lá Luisa, corre atrás desta gente pra facilitar o atendimento!!!!!
Tá. Mas porque meu sexto sentido não me avisou com antecedência pra eu não vir logo hoje com este salto 10? É o mesmo sapato da maratona.
Tudo bem. É um sapatinho confortável, apesar do salto. Mas pra correr de um lado pro outro, subir e descer escadas atrás dos médicos..... há não, pra isto ele não está apto. Sapato incompetente!
Então consigo resolver tudo: atendimento, comprar lanche pra ele enquanto aguardamos, quase desmaiar ao ver um amontoado de gente de todos os credos, raças e cores amontoados em cadeiras, macas, remédio pra levar, falar com o médico, liberação do filho pra ir pra casa. Ufa!

Enquanto isso, entre um intervalo e outro, sento pacientemente naquele banco duro e espero. Mas bah tchê! nada como uma mulher prevenida e tri arteira como eu. Como sempre ando com minha malinha by Luisa comigo e aproveito pra crochetar muuuuuuiiiiiiito.
Me distrai e acabo não vendo o tempo passar.
Finalmente lá pelas dez horas da noite, depois de muito correr atrás dos médicos, conseguimos liberação.
Há, mas ainda tenho que fazer a janta quando chegar em casa. Isto sim é que é o pior. Tudo bem, agradeço a Deus por ter minha comidinha pra fazer, mas não me importaria de que alguém fizesse pra mim.

Aí, depois de passar uma bela tarde de segunda-feira, sentadinha no banco (simmmmm, aquele, durinho mesmo!), consegui fazer esta simpática echarpe ma-ra-vi-lho-sa!!!!!!!.
Alguém aí quer comprar? Tem mais coisinhas lá no Tricrochetche.
Tudo a venda!
Aceito encomendas.

E é isso aí companheiros! Seguimos na luta! Agora ele já tem o remédio pra tomar. Então, como as crises são inevitáveis, é torcer pra que no mínimo, sejam leves pra ele e............... que demore muito, muito, muito tempo. E que o governo do estado se dedique mais à saúde e não falte mais remédio pro povo.



10 comentários:

Anônimo disse...

é, o governo estadual sempre deixa os estoques de remédio precários, é triste... mas que bom que agora conseguiram o que ele precisa. espero que fique bem...

Unknown disse...

bah, Lu, eu não sabia desta tua barra! quando é com um filho ainda é pior do que quando é pra gente.

espero que fique tudo bem logo e que ele não tenha tantas crises.

bom findi, com saúde pra todos.

bjs.

Telejornalismo Fabico disse...

*



lu, que chato.
lamento muito por vcs.
mas ainda sim, que bom que vc tem uma rede de amigos que podem te ajudar numa hora dessas.
isso faz diferença enorme.
e como mãe, isso deve te dar conforto também, né?

dedos cruzados pra que essas crises sejam cada vez mais distantes.

quanto ao governo, precisamos é militar pra que nos trate com respeito e faça o que é dever dele.
não existe nenhuma associação que lute por isso?




*

Lu disse...

Ederson, já estanos bem. Ele, melhor do que eu.... hehehehe. Bj

Rosa, realmente, tu que és mãe deve saber que a gente prefere que muitas coisas aconteçam com a gente do que com os filhos, parece que dói mais. Mas não dá pra desanimar, é ter fé e seguir na luta.Bjs.

Sean, tem sim a Associação dos Amigos da Anemia Falciforme. Sempre estão atentos e cobrando quando falta remédio e dando suporte pros falcêmicos, mas às vezes o tempo é tão longo, que a maioria dos doentes começam com as crises e o pior é que é sempre no inverno.
O bom nisto mesmo são os amigos que me socorrem nesta hora e quando não tem remédio no posto eu consigo emprestado no hospital e depois devolvo, mas desta vez não tinha em lugar nenhum, nem pra emprestar.

Bigadu pela força!

Rosamaria disse...

Lu, tem tarefa pra ti lá no meu blog.

Bjs.

Marcia disse...

pius doces pra vc.

Anônimo disse...

Olá!
Passei pelo seu blog e vi essa matéria... ahn... oq tenhu a dizer...
Q entendo a dor q passam a cada nova crise... sou portador de Anemia Faciforme, ss, e conheço bem esse doloroso caminho...
Forças!
Depois passe em meu blog tb...
Bj

http://ricaldre.blogspot.com

Mara Lane disse...

Lú,
estou colocando um link do teu blog lá no meu, tá?
Abraço e persistência

Mara Lane
http://maralanez.spaces.live.com/

Anônimo disse...

Imagino como é ficar nessa tensão, qlqr febrinha e etc, força a vocês.
Mas é mesmo ridículo o governo ficar nesse descaso, a falta de informação da doença na mídia também ajuda né? Ainda bem que não falta o remédio da rejeição da minha mãe. Acho que o governo tem uma listinha onde põe tudo numa cretina ordem de "prioridade", por essas e outras quero sair daqui.
Mas força a vocês e é sempre é bom lembrar que nós humanos nos adaptamos e que não vai ser uma hemoglobina que nos impede de viver né? Felicidades a todos ^^

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Una gran guia de ganar dinero[/b]
Nosotros hemos hallado la mejor guia en internet de como ganar dinero internet. Como nos ha sido de interes para nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son solo metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]